NOTÍCIAS
Topo
Família Social-Democrata reunida para celebrar 40 anos

Família Social-Democrata reunida para celebrar 40 anos

06 de Maio de 2014

a 6 de Maio na Alfândega do Porto, reunindo mais de 900 militantes com os antigos líderes do partido. A cerimónia contou com a presença dos antigos presidentes do PSD, com excepção do Presidente da República, Cavaco Silva, e do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que se juntou à celebração através de um vídeo. Tal como o ex-presidente da Comissão Europeia, também o eurodeputado Paulo Rangel participou num filme.

Os discursos da noite ficaram a cargo do presidente social-democrata, Pedro Passos Coelho, e do militante número 1, Francisco Pinto Balsemão, que realçou o papel que os militantes do PSD tiveram na expansão do partido. O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou que era “uma emoção muito grande” falar aos militantes “como presidente do partido, também com a responsabilidade de chefiar o Governo. Conseguirmos comemorar os nossos 40 anos orgulha-nos de toda a nossa história”, disse Passos Coelho, que não esqueceu a “enorme perda de todos”, aquando da morte de Francisco Sá Carneiro, um dos fundadores do partido.

Francisco Sá Carneiro que foi, de resto, objeto de uma das maiores ovações da noite, estando sempre presente nos discursos mas também durante uma evocação de todos os presidentes do PSD. Na Alfândega do Porto foram ainda homenageados os militantes com 40 anos de filiação no partido, numa sessão em que foram encenados diversos momentos alusivos às transformações ocorridas em Portugal depois do 25 de Abril. Foram visualizados dois filmes: um sobre a luta da Ala Liberal e outro sobre a vida e a acção política de Sá Carneiro.