NOTÍCIAS
Topo
PSD encerra hoje comemorações dos 40 anos na Aula Magna
06 de Maio de 2015
Aula Magna, espaço de conhecimento e de liberdade
O PSD encerra hoje na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa as comemorações dos 40 anos da democracia e da sua fundação institucional como partido político, no dia 6 de Maio de 1974. A escolha deste espaço de conhecimento e de luta pela liberdade e pela democracia constitui por isso uma justa homenagem ao 25 de Abril de 1974 e a todos os Social-Democratas que em 1969 começaram a criar as bases da fundação ideológica do PSD.
No dia 16 de Março do ano passado, o PSD iniciou este ciclo de celebrações no Centro Cultural das Caldas da Rainha , tendo prestado homenagem aos militares que participaram na chamada revolta das Caldas, que acabou por se transformar num ensaio para o decisivo golpe de 25 de Abril.
Na cerimónia invocativa desse momento fundador do regime democrático, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, o historiador Rui Ramos e Francisco Pinto Balsemão, presidente da coordenadora das comemorações, tiveram oportunidade de recordar as dinâmicas históricas geradas por esse momento decisivo no combate à ditadura, tendo destacado nas suas intervenções a presença dos generais Manuel Monge e Almeida Bruno e dos coronéis Armando Ramos, Virgílio Varela e Casanova Ferreira, militares que participaram nessa revolta de Março de 1974.
A cerimónia que hoje se realiza na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa representa o encerramento meramente simbólico deste ciclo de comemorações, na medida em que a liberdade e a democracia continuarão a ser festejadas todos os dias.
A escolha deste local representa também um reconhecimento do PSD aos movimentos estudantis que lutaram corajosamente contra a ditadura e contra a guerra no final da década de 60. Ao mesmo tempo, é também uma homenagem aos jovens de hoje que lutam pela sua liberdade e pelo seu futuro.
Artigo da Edição Especial do Povo Livre de 06 de Maio de 2015