NOTÍCIAS
Topo
Simão Ribeiro: «O Povo Livre como referência ideológica»

Simão Ribeiro: «O Povo Livre como referência ideológica»

06 de Maio de 2015

Assinalar os 40 anos do Povo Livre é mais do que dar os parabéns a um jornal pela sua longevidade. O Povo Livre foi sempre mais do que uma publicação de notícias, convocatórias, comunicados ou agenda. Na verdade, o jornal oficial do Partido Social Democrata é um símbolo da nossa coragem em sermos diferentes.

Mais do que um jornal, nos seus primeiros tempos o Povo Livre foi um dos mais importantes espaços de reflexão ideológica no PSD... e na JSD!

De facto, não se pode evocar estes 40 anos de edições sem falar também do primeiro jornal oficial da JSD: o “Pelo Socialismo”, editado com o Povo Livre.

Hoje o nome parece anacrónico, mas a formação ideológica de várias gerações de militantes passou pelas páginas deste jornal. A social-democracia era analisada à lupa e as convicções dos militantes alimentadas por artigos argumentativos e inflamados.
Foram muitos os nomes que pontuaram no “Pelo Socialismo”. Refiro apenas o primeiro e o último diretores: Guilherme de Oliveira Martins (presidente do Tribunal de Contas) e Manuel Moreira (presidente da Câmara do Marco de Canaveses). Foram coadjuvados por António Rebelo de Sousa, um dos fundadores da JSD, e por Paulo Portas, hoje líder do CDS.

Em 1980 o nome foi “suavizado” para Jovem Reformista, mas não deixou de ser uma referência para os militantes.

Na passagem dos 40 anos do Povo Livre não podia deixar de agradecer a todos os que encheram as suas páginas, enriquecendo ideologicamente o PSD e a JSD.

Simão Ribeiro
Presidente da Juventude Social Democrata 

Artigo da Edição Especial do Povo Livre de 6 de Maio de 2015