NOTÍCIAS
Topo
Discursos de Sá Carneiro e Registo sonoro do I Congresso disponíveis no Arquivo da Social-Democracia

Discursos de Sá Carneiro e Registo sonoro do I Congresso disponíveis no Arquivo da Social-Democracia

05 de Maio de 2015

O arquivo do PSD promove a transparência e preserva a memória histórica do partido com uma iniciativa pioneira em Portugal. Recolhe, trata e preserva a documentação que expressa a identidade do partido, cumprindo as melhores práticas de gestão documental integrada. O Arquivo da social-democracia ambiciona ser a referência de arquivo para organizações da mesma natureza.

O Arquivo Fotográfico digital, que conta hoje mais de 4.000 fotografias, é um projecto pioneiro em Portugal e em termos internacionais. É a primeira vez que um partido político disponibiliza a sua informação a partir de um software de gestão de arquivos, sem restrições de acesso, em ambiente digital e em conformidade com as normas do Conselho internacional de Arquivos.

O carácter inovador tem-se traduzido numa participação incansável das diferentes estruturas locais espalhadas pelo país, que têm contribuído com a submissão de fotos para a preservação do património imaterial do PSD. Mas também pelo interesse que despertou enquanto plataforma de consulta, tendo ultrapassado os 6.000 visitantes no período entre 4 de dezembro de 2014 e 5 de Maio de 2015.

No lançamento do arquivo fotográfico, foi inaugurada a exposição evocativa do percurso de Francisco Sá Carneiro, assinalando o 34.º aniversário do seu falecimento, e que contou com a visita do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, e do militante número um, Francisco Pinto Balsemão, que assinalaram a importância que o Arquivo da social-democracia tem para a sociedade portuguesa e testaram as funcionalidades do Arquivo Fotográfico digital.

Já o Arquivo sonoro digital, tornado público hoje, é constituído, neste momento, por seis discursos históricos de Francisco Sá Carneiro e pelo i Congresso nacional do PSD, que decorreu em Lisboa, no Pavilhão dos desportos, entre 23 e 24 de novembro de 1974.

A importância do arquivo em salvaguardar, promover e expressar o património imaterial do PSD tem sido reconhecida e divulgada em diversas iniciativas nacionais e internacionais nomeadamente, em conferências, congressos, artigos científicos e notícias em revistas da especialidade.

O Arquivo da social-democracia continuará a ampliar o seu acervo, contando com a contribuição dos militantes e estruturas do PSD que tornam este projecto um orgulho para todos os social-democratas.

Para contribuir para o Arquivo da social-democracia, envie-nos as suas fotografias ou contacte-nos para o seguinte email: arquivo@psd.pt

Artigo da Edição Especial do Povo Livre de 6 de Maio de 2015