04 de Dezembro de 2014
No dia em que se assinala o 34º aniversário do falecimento de Francisco de Sá Carneiro, o PSD inaugurou o Arquivo da Social Democracia e respectivo Arquivo Fotográfico Digital, que já se encontra disponível online. Trata-se de um projecto pioneiro que pretende contribuir para a construção da memória colectiva de Portugal.
O Arquivo tem como missão recolher, tratar e preservar a documentação relativa à memória da Social-Democracia, organizando os diversos fundos documentais, bem como desenvolver produtos e serviços de informação. E estará disponível ao público em geral.
A visão do Arquivo do Partido Social Democrata é implementar as melhores práticas de gestão documental integrada, num esforço de melhoria contínua, orientadas para os seus militantes e para o público em geral, com objetivos de eficácia e eficiência, com vista à satisfação de todas as suas expectativas de qualidade. O Arquivo do Partido Social Democrata pretende, com a sua ação, contribuir para o desenvolvimento da investigação relativa à história e realidade dos arquivos políticos, e ambiciona ser uma referência para organizações da mesma natureza.
Este projeto contempla, numa primeira fase, um total de 2000 documentos (400 analógicos e 1600 digitais), de acordo com as normas portuguesas e internacionais de descrição arquivística emanadas pelo Conselho Internacional de Arquivos. As fotografias disponibilizadas encontram-se organizadas nos seguintes séries documentais: Conselhos Nacionais, Congressos Nacionais, Conferências de Imprensa, Relações Institucionais, Eventos, Acções de Formação,Visitas Oficias, Campanhas Eleitorais e Comícios. Encontra-se já em execução a nova série “Personalidades”.