O futuro é feito de ideais
Topo
01 Fevereiro 2015
Distrito: Lisboa Autor: Hélder António Guerra de Sousa Silva
O atual presidente da Câmara Municipal de Mafra tem 49 anos e é engenheiro. Apresenta-se como militante do PSD número 111732.
“Recordo-me de ouvir falar em PPD tinha nove anos de idade, no período pós-25 de Abril”. No Zambujal, onde nasceu e cresceu, não havia televisões em todo o lado e, por isso, lembra-se de ouvir “religiosamente a rádio para ir acompanhando os desenvolvimentos”.
Com o tempo, as siglas e os partidos foram aparecendo e então começou a “ouvir falar no PPD/PSD”. “Há cerca de quarenta anos a esta parte que comecei a ouvir falar no PPD/PSD.” Não pôde filiar-se devido à carreira militar mas “uma coisa é filiação, outra coisa é aquilo que é o nosso sentimento.” Só mais tarde, depois de julgar que tinha cumprido o seu dever enquanto militar é que decidiu abraçar novos desafios, o que lhe permitiu, efetivamente, militar no partido. Inscreveu-se por estar “farto de aparecer na lista dos cinzentos” e, depois do convite do engenheiro José Maria Ministro dos Santos para integrar a lista de candidatos às eleições de 2005. Achou o momento oportuno.
Lembra-se de sentir “respeito” quando entrou pela primeira vez na sede da Ericeira. “Respeito pela memória de todos aqueles que tinham dado a cara pelo PSD ao longo destes 40 anos que agora celebramos.”
Da história, lembra a memória de Francisco Sá Carneiro. “Tinha onze anitos quando foi o seu falecimento” e, mais recentemente, o “Dr. Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro de Portugal e que aprendi a respeitar e a admirar.”
De Mafra recorda nomes que não podem ser esquecidos e lamenta não se lembrar de todos. “Seguramente a injustiça pautará esta minha asserção porque me vou esquecer, seguramente, de alguns nomes.” Não consegue esquecer Filipe Abreu, o fundador Henrique Canudo, João Corte-Real, José António Dias Pestana, José Maria Ministro dos Santos. Mais recentemente, “não posso esquecer o José Bizarro, Joaquim Sardinha, Isilda Pegado… Não posso esquecer muitos companheiros e companheiras, todos eles têm dedicado parte da sua vida aos valores do nosso Partido.”
Não esquecendo o passado, Hélder Sousa Silva relembra que o futuro se constrói diariamente “em cada segundo e o futuro também se constrói de ideais. O sonho de Francisco Sá Carneiro, há quarenta anos atrás, deverá ser o sonho de hoje e dos nossos sucessores e futuros militantes.”
Conheça outras Estórias da História no livro «40 anos de acontecimentos, de obras mas acima de tudo de pessoas», do PSD Mafra.
Sem comentários