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"Comunicação Social"

2014/09/15 Lisboa

Leia a conferência na íntegra

Cedo na sua história, o PSD começou a demarcar-se na luta por uma imprensa livre, pelas liberdades dos jornalistas, pelo direito dos portugueses a uma informação livre, pluralista e de qualidade. Foi mesmo antes da fundação do Partido a 6 de Maio de 1974 que os deputados da Ala Liberal à Assembleia Nacional, dentre os quais Francisco Pinto Balsemão, se destacaram na defesa da abolição à censura à imprensa.

Em 1975, o então PPD assistia a avanços numa das suas áreas bandeira: entra em vigor a nova Lei da Imprensa, que consagra a liberdade de expressão. Mais de dez anos depois, o já PSD continua a ver a sua marca nesta área quando, em 1988, é aprovada a reprivatização das empresas de comunicação social.

Estes e outros acontecimentos foram o ponto de partida para um amplo debate que o Partido Social Democrata promoveu, em Lisboa, no âmbito das conferências sobre a social-democracia, com apresentação de Miguel Pinto Luz, presidente da Comissão Política Distrital de Lisboa; moderação de Pedro Lomba, secretário de Estado Adjunto do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional; e participação de Pedro Norton, CEO da Impresa; e de José Manuel Fernandes, publisher do Observador. Nomes de peso, que trouxeram à mesa alguns dos maiores contributos do PSD na área da comunicação social (nacional e regional), traçando uma cronologia desta área e de olhos postos nos desafios do futuro.

«Em 1987, o panorama da comunicação social em Portugal, e não foi assim há tanto tempo e já foi aqui dito e lembrado, era de um estatismo absoluto», recordou Pedro Lomba. Hoje, os desafios que a comunicação social enfrenta estão em parte relacionados com o seu financiamento e constrangimentos que dele derivam para a garantia de imparcialidade e transparência na actividade jornalística. Estão ainda relacionados com as mudanças rápidas e impositivas que as novas tecnologias trouxeram nas últimas décadas e, em particular, nos últimos anos e os efeitos que tiveram no consumo de informação por parte dos públicos.

Perguntas para as quais oradores e convidados desta conferência procuraram sugerir respostas, em mais um debate promovido pelo PSD no âmbito das comemorações dos seus 40 anos e dos 40 anos da Democracia.